Aviso: Somos um site cristão, em conformidade com os padrões reformados, não concordamos obrigatoriamente com as opiniões emitidas nos livros postados, todavia, sabemos que um cristianismo saudável somente pode ser exercido

através do conhecimento. Desta forma, sigamos o conselho do apóstolo: "Julgai todas as coisas, retende o que é bom".

Louvado seja Deus!


bons que, procurando ser extremamente gentis com homens maus, causam grande dano a toda a igreja".
Home Comentários Bíblicos 2 CORÍNTIOS 3,6

2 CORÍNTIOS 3,6 – COMENTÁRIOS

vivendopelapalavra.com

Por: Helio Clemente

 

Muitos tentam fazer distinção entre conhecer a Deus pela palavra revelada e conhecer a Deus pelas sensações e experiências pessoais baseados em uma interpretação facciosa e mal intencionada do verso abaixo.

2 Coríntios 3,6: “O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”.

A “letra” aqui neste verso representa a lei e não a Escritura, o espírito representa o evangelho, caso contrário toda a teologia paulina se torna incoerente e sem sentido, ninguém defende o conhecimento do evangelho mais que o apóstolo Paulo.

O que Paulo quis dizer é o seguinte: “A lei mata, mas o evangelho vivifica”. Para que não haja dúvidas, é preciso ver a coerência desta interpretação com as claras afirmações do apóstolo:

Romanos 3,20: “Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado”.

Romanos 3,28: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei”.

Gálatas 2,16: “Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado”.

Gálatas 3,2: “Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?”.

Gálatas 3,5: “Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?”.

Gálatas 3,10: “Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las”.

A Confissão de Fé afirma que a Escritura interpreta a Escritura. Este é um exemplo cabal, onde um verso mal utilizado deve ser entendido pelo sentido geral da Escritura, em particular pelo sentido geral empregado pelo autor, não restam grandes argumentos depois desta apresentação em série de versos paralelos.

Temos ainda neste sentido as claríssimas palavras de Jesus, estabelecendo a vida eterna a partir conhecimento de Deus. Paulo não estaria jamais em contradição com o evangelho de Jesus Cristo.

João 17,3: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.

As pessoas que interpretam a “letra” neste verso (2 Coríntios 3,6) como sendo evangelho de Jesus Cristo são néscias e amam a preguiça.

Como se pode conhecer algo que não se sabe o que é? Como se pode conhecer a Deus sem saber quem é Deus?

Agostinho adverte: “Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar a outrem”.

Advertência sobre advertência, Deus mesmo diz através do profeta Isaías que deve ser conhecido antes de louvado, pois o Deus cristão é Deus cioso, não divide sua glória com nada mais no universo.

Isaías 42,8: “Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura”.

Quanto àqueles que se recusam a conhecer a Palavra, não são cristãos de forma alguma, são néscios, preguiçosos e desprezados por Deus.

 

A respeito deles está escrito:

Provérbios 1,22: “Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?”

Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario

busy
  • Temos para download 441 Livros
  • Este site tem um total de 1178 itens publicados em Artigos

Adicionar aos Favoritos

Adicione aos Favoritos!

Estatísticas

vivendopelapalavra.com
Na internet desde Outubro/2011
Total de visitas até Março 2014:
308.268
Total de páginas visitadas até Março/2014:
1.055.205
Web Analytics